quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Superstição X Tradição

    Segundo o Minidicionário Larousse¹ a palavra "Tradição" significa: s.f. (do lat. traditio). 1. Ato ou efeito de transmitir, entregar. 2. Transmissão, sobretudo oral, de lendas, fatos etc., de geração a geração: tradição brasileira. 4. Transmissão oral ou escrita de valores espirituais; o conjunto desses valores.
     Ou seja, tradições são aquelas coisas que sua família ou comunidade sempre fez e por nostalgia ou por não conseguir pensar em nada melhor você acaba repetindo. Isso não é uma coisa ruim, na verdade isso cria identidade e ajuda a ligar gerações.
     Entretanto, precisamos saber diferenciar Tradição de Superstição e se existe um bom momento para enchergar essa diferença é o fim de ano. A receita de rabanada da sua tataravó que continua sendo feita e apreciada pela família é uma tradição, pois ela, por sí só, tem um significado que conecta a família.
     Por outro lado, aquela sopa de lentilhas que te oferecem dizendo que vai te ajudar a ganhar dinheiro é uma superstição. Você pode comer 500 quilos de lentilha, mas se você não trabalhar vai continuar pobre e ainda pode ter sérios problemas de saúde por causa do excesso. Neste caso o prato nem possui tanta importância, funciona apenas como um “amuleto” que pode ser facilmente substituído.
    No dia 31/12 eu estarei vestido de branco. Seria porque eu acho que isso vai fazer os policiais pararem de matar pobres, o ISIS parar de matar cristãos ou os "Iluminatis" pararem de tramar conspirações globais? Não! Eu estarei vestido de branco por tradição e ao longo do ano tentarei fazer o que estiver ao meu alcance para que a vida seja melhor.
    As tradições de hoje podem se tornar superstições amanhã, mas, a nossa responsabilidade sobre o rumo de nossas vidas não pode se tornar uma crendice cega em pulos sobre ondas ou cores de roupas de baixo. Se queremos um ano de paz devemos trabalhar por um. Se queremos prosperidade devemos investir em nossos dons e sonhos (se seu sonho não for ganhar na mega da virada).
     O ano de 2016 pode ser melhor, mas, ele não terá só partes boas, porque nem sequer um dia de nossas vidas tem só partes boas, imagina 365!? Seja como for, precisamos ser melhores, pois o ano é apenas uma sequência de dias que os humanos contam, por profissão ou por vício, mas a sua vida é feita de pequenos momentos. E essa é apenas a Minha Humilde Opinião.

Ass: Bruno Santos

Fonte: ¹Minidicionário Larousse de Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Lafonte, 2009. Pág. 811.

Para conhecer outros textos do nosso blog navegue pelo nosso menu na lateral direita, nos siga no facebook clicando no link e deixe seus comentários abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aberto a criticas construtivas e informações novas (ou não) que queiram dividir. Mas, lembre que mesmo na internet somos responsáveis pelo que falamos.